16. Publicação dos dados#

Buscando a reprodutibilidade e avaliação das pesquisas, a publicação dos dados é fundamental. Existem muitas possibilidades de publicação em repositórios confiáveis, que geram identificador digital (DOI) e permitem a citação dos dados.

Nesse capítulo vamos apresentar duas opções: o Github e o Zenodo. Eles possuem características distintas, mas podem funcionar em conjunto, aumentando as possibilidades de colaboração, avaliação e reprodutibilidade da sua pesquisa.

16.1. Github#

O GitHub é uma plataforma de hospedagem de códigos-fonte que utiliza o Git como sistema de controle de versões. Porém, mais doq eu isso, ele também é uma espécie de rede social de programadores e pesquisadores que utilizam dados e ferramentas digitais em suas pesquisas.

Ao criar repositórios no GitHub, você pode armazenar, compartilhar e colaborar em projetos de código aberto com outras pessoas. Também funciona como um repositório remoto para suas pesquisas, permitindo que você mantenha uma cópia de segurança de seus dados e os compartilhe com outras pessoas.

Nele é possível criar projetos, equipes, gerar issues e pull requests, além de criar páginas estáticas para divulgação de seus projetos. Também permite a criação de uma ampla variedade de automações para projetos que utilizem programação.

Versionar seus projetos de pesquisa no github, principalmente os que utilizem scripts de programação e muitos metadados em formatos de texto simples, é uma ótima forma de garantir a reprodutibilidade de sua pesquisa.

As desvantagens recaem sobre o fato de o Github possuir limites para o tamanho dos dados armazenados nele e ser de código aberto.

16.2. Zenodo#

O Zenodo é um repositório confiável criado e mantido pelo CERN, que permite a publicação de dados e códigos de forma gratuita. Ele gera identificadores digitais (DOI) para cada publicação, permitindo a citação dos dados. Ele também permite a integração com o Github, facilitando a publicação de dados e códigos.

O Zenodo realiza controle de versões, e gera um novo DOI para cada alteração realizada em seu repositório. Isso permite que você possa citar versões específicas de seus dados, e garante maior transparência e controle sobre as alterações realizadas.

É possível criar comunidades, manter dados abertos ou fechados, acessar estatísticas entre outras funcionalidades.

16.3. Open Science Framework#

Outra opção é o Open Science Framework (OSF), desenvolvido pelo Center for Open Science, uma plataforma de código aberto que permite a gestão completa de projetos de pesquisa. É possível criar projetos, a organizar e armazenar dados, editar metadados, colaborar com outros pesquisadores, publicar os dados. o OSF permite a integração com outros serviços, como o Github, Zotero e vários serviços de nuvens.