1.1. Levantamento bibliográfico nas bases Scopus e Web of Science#
No exemplo utilizado aqui, realizei levantamento bibliográfico na base Scopus[1] e Web of Science, buscando trabalhos específicos sobre reconhecimento de caracteres e layout, assim como trabalhos sobre jornais históricos e interfaces de usuário.
O acesso a ambos os repositórios foi feito a partir da plataforma Periódicos Capes, logado em minha conta institucional da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Busca na base Scopus#
A busca foi realizada no dia 04/11/2020 para cada um dos parâmetros listados no item Parâmetros utilizados no Scopus.
A opção foi buscar cada combinação de termos específicos nas categorias Title, Abstract e Keywords (TITLE-ABS-KEY). Utilizei o operador lógico OR para combinar termos similares e o operador AND para combinar termos de categorias diferentes. Em alguns casos utilizei o caractere * para buscar termos que poderiam possuir pequenas variações, como o caso de historical newspaper e historical newspapers: ao utilizar o caractere * no final da palavra, a busca retornaria resultados que contivessem a palavra newspaper ou newspapers.
Em seguida, os resultados foram exportados no formato RIS. Esse formato poder ser importado diretamente no Zotero, como veremos a seguir.
O Scopus possui inúmeras possibilidades de filtros e opções de exportação. Para mais informações, consulte a página de ajuda.
Parâmetros utilizados no Scopus#
Listo abaixo os parâmetros utilizados para cada busca, assim como o número de resultados e a data da busca.
TITLE-ABS-KEY ( “layout recognition” OR “layout segmentation” OR “layout parsing” )
98 resultados
Data da busca: 04/11/2022
TITLE-ABS-KEY ( “historical newspapers” OR “historical newspaper” AND “OCR” OR “character recognition” )
69 resultados
Data da busca: 04/11/2022
TITLE-ABS-KEY ( “historical newspaper*” AND “interface*” )
19 resultados
Data da busca: 04/11/2022
Busca no Web of Science#
A busca no Web of Science foi realizada no dia 01/09/2023 para cada um dos parâmetros listados no item Parâmetros utilizados no Web of Science. Utilizamos a ferramenta de construção de busca avançada – Advanced Search Query Builder – e, para as três buscas realizadas, utilizamos nos campos Title, Abstract e Author Keywords os mesmo termos e expressões da busca realizada no Scopus.
Os resultados de cada busca foram exportados no formato RIS, com a opção Full Record e posteriormente importados no Zotero.
Assim como no Scopus, o Web of Science possui variados filtros, parâmetros e opções de busca, exportação e análise dos resultados. Para mais informações sobre o Advanced Search Query Builder, consulte a página de ajuda.
Parâmetros utilizados no Web of Science#
Listo abaixo os parâmetros utilizados para cada busca, assim como o número de resultados e a data da busca.
TI=(“layout recognition” OR “layout segmentation” OR “layout parsing”) OR AB=(“layout recognition” OR “layout segmentation” OR “layout parsing”) OR AK=(“layout recognition” OR “layout segmentation” OR “layout parsing”)
71 resultados
Data da busca: 01/09/2023
TI=(“historical newspaper*” AND “character recognition”) OR AB=(“historical newspaper*” AND “character recognition”) OR AK=(“historical newspaper*” AND “character recognition”)
17 resultados
Data da busca: 01/09/2023
TI=(“historical newspaper*” AND “interface*”) OR AB=(“historical newspaper*” AND “interface*”) OR KP=(“historical newspaper*” AND “interface*”)
7 resultados
Data da busca: 01/09/2023
Organização dos dados no Zotero#
Após as buscas, os dados foram exportados e inseridos no Zotero. Então foram organizados e categorizados de acordo com os temas da busca. Esse processo foi feito através da criação de uma coleção principal chamada HEMDIG(pt), para armazenamento e organização das referências gerais da pesquisa. Uma subcoleção chamada SCOPUS e outra WEB OF SCIENCE foram criadas. Dentro dessas subcoleções, foram criadas subcoleções para cada tema da busca, Historical newspapers and digital interfaces, Historical newspapers and OCR, Layout recognition, segmentation and parser.
Após a conclusão dessa etapa, que contou também com a revisão dos metadados para cada referência, a coleção HEMDIG(pt) foi adicionada à biblioteca pública de referências História Digital.[2]
Essa biblioteca foi criada por Ana Carolina Veloso, Priscila Silveira Valverde e Eric Brasil, e está disponível em https://www.zotero.org/groups/2216280/histria_digital.
Ao acessar a biblioteca, você poderá encontrar a pasta HEMDIG(pt) com os resultados da busca, organizados pelos parâmetros utilizados, conforme a Figura 10: Print da biblioteca História Digital no Zotero..
Também foram gerados ficheiros .bib
, .ris
e .csv
com os dados de cada resultado de busca, disponíveis no diretório de dados da pesquisa: Scopus e Web of Science do repositório da pesquisa.
Os ficheiros .bib
e .ris
podem ser importados diretamente no Zotero, enquanto o .csv
pode ser aberto em programas de tratamento e visualização de dados tabulares, como o LibreOffice Calc e Excel, e organizado de acordo com as necessidades do pesquisador.
Além da busca nas bases Scopus e Web of Science, foram incorporadas à lista de referências trabalhos utilizados como referências mais gerais sobre o tema, e também podem ser acessadas no diretório bibliografia no repositório da pesquisa.