📋️ Atividade Avaliativa da disciplina CCLHM0069 - Introdução à História Digital
Conteúdo
📋️ Atividade Avaliativa da disciplina CCLHM0069 - Introdução à História Digital¶
Disciplina optativa do curso de licenciatura em História do Instituto de Humanidades e Letras, campus dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
Semestre 2021.1
Professor Eric Brasil
📅️ Data para entrega: 18/02/2021
⏰ Carga Horária: 6h
📝 Pontuação: 10,0 (dez)
📥 Entrega via SIGAA
Como atividade avaliativa do curso, o/a discente pode escolhar entre duas opções: Reflexão Teórica ou Análise Metodológica. Cada opção tem seu conjunto de possibilidades.
A ideia é que o/a discentes escolha o tema ou ferramenta que mais tenha interessa, conhecimento, facilidade e produza seu trabalho final.
Opção 1: Reflexão Teórica¶
Cada discente deve escolher uma temática (das listadas abaixo) e produzir uma reflexão crítica que aborde os aspectos teóricos e/ou metodológicos da relação entre a disciplina Histórica e as tecnologias digitais.
Temáticas possíveis¶
História e Tecnologia:
Material da aula sobre o tema aqui
Bibliografia:
VERASZTO, E. V.; SILVA, D. DA; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. PRISMA.COM, v. 0, n. 8, p. 19–46, 5 abr. 2009. link
SILVEIRA, P. T. DA. A arqueologia de um nome. In: História, técnica e novas mídias: reflexões sobre a história na era digital. Tese de doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2018. pp 28-62 link
Passado, futuro e presente do digital na História: Fontes, método e análise
Material da aula sobre o tema aqui
Bibliografia:
FORTES, A.; ALVIM, L. G. M. Evidências, códigos e classificações: o ofício do historiador e o mundo digital. Esboços: histórias em contextos globais, v. 27, n. 45, p. 207–227, 19 jun. 2020. Link
COSTA, Marcella A. F. DA. Tecnologia, temporalidade e história digital: interpelações ao historiador e ao professor de história. Revista Mosaico - Revista de História, v. 8, n. 2, p. 155–163, 15 dez. 2015. link
Algoritmos, dataficação da sociedade e o ofício de Historiadores/as: desigualdade, racismo e violências
Material da aula sobre o tema aqui
Bibliografia:
O’NEIL, CATHY. Componentes da bomba. O que é um modelo? In: Algoritmos de Destruição em massa. São Paulo: Editora Rua do Sabão, 2020. pp. 25-50 link(https://github.com/ericbrasiln/intro-historia-digital/blob/bc111c29d3ec6f35221358f5c4af6edcebef524d/cclhm0069/biblio/oneil.pdf)
NOBLE, Safiya Umoja. Introdução. In: Algoritmos da opressão. São Paulo: Editora Rua do Sabão, 2021. pp. 7-28 link
Recomendações Gerais¶
💾️ O arquivo deve ser salvo em um dos seguintes foramtos: .doc, .docx ou .odt e enviado via tarefa no SIGAA. NÃO ENVIE A TAREFA EM FORMATO PDF
Utilizem a bibliografia de obrigatória nas respostas.
Os trabalhos devem ter entre 2 e 3 laudas, formatadas com letra tamanho 12, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman.
Não exitem em tirar dúvidas por email ou via Discord (preferencialmente).
Todos os trabalhos serão submetidos a programa de avaliação de plágio provido pela Unilab. Trabalhos que apresentem plágio serão zerados.
Acesse a playlist completa de aulas, workshops e tutoriais aqui
Opção 2: Análise Metodológica¶
Cada discente deve escolher uma das ferramentas, aplicativos e recursos apresentadas no curso e elaborar um produto com ela e produzir um relatório sobre seu uso, impactos e limitações para a pesquisa ou ensino de História.
Ferramentas, aplicativos e recursos possíveis:¶
Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional.
Resultado: Busca no repositório e relatório registrando os procedimentos utilizados e resultados encontrados
Material sobre o tema aqui
Zotero
Resultado: Coleção com as referências bibliográficas do curso e relatório sobre sua utilização. Exportar a coleção criada e enviar junto com o relatório.
Material sobre o tema aqui
gImageReader
Resultado: Realizar o reconhecimento ótico de caracteres de pelo menos um paper, artigo ou página de jornal e produzir relatório sobre seu uso.
Material sobre o tema aqui
Voyant Tools
Resultado: Analisar algum corpus documental e gerar gráficos variados (pelo menos dois), produzir relatório sobre seu uso. Anexar link para acesso dos resultados.
Material sobre o tema aqui
Markdown
Resultado: Produzir uma apresentação sobre a disciplina em formato markdown e colocar on-line através do Netlify. Anexar link.
Material sobre o tema aqui
StoryMapJs
Resultado: Produzir um mapa interativo e relatório sobre seu uso. Anexar link para o mapa.
Material sobre o tema aqui
Python para pesquisa em História
Resultado: Produzir um script em Python que execute funções simples relacionadas ao que foi apresentado no módulo 4b. Relatório explicando cada etapa do script, suas funções e resultados esperados.
Material sobre o tema aqui
Recomendações Gerais¶
💾️ O arquivo deve ser salvo em um dos seguintes foramtos: .doc, .docx ou .odt e enviado via tarefa no SIGAA. NÃO ENVIE A TAREFA EM FORMATO PDF
Os produtos finais devem ser enviados por e-mail, quando não possuírem link de acesso online.
Os relatórios devem ter entre 1 e 2 laudas, formatadas com letra tamanho 12, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman.
Não exitem em tirar dúvidas por email ou via Discord (preferencialmente).
Todos os trabalhos serão submetidos a programa de avaliação de plágio provido pela Unilab. Trabalhos que apresentem plágio serão zerados.
Acesse a playlist completa de aulas, workshops e tutoriais aqui