📋️ Atividade Avaliativa da disciplina CCLHM0069 - Introdução à História Digital

Disciplina optativa do curso de licenciatura em História do Instituto de Humanidades e Letras, campus dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Semestre 2021.1

Professor Eric Brasil


📅️ Data para entrega: 18/02/2021

Carga Horária: 6h

📝 Pontuação: 10,0 (dez)

📥 Entrega via SIGAA


Como atividade avaliativa do curso, o/a discente pode escolhar entre duas opções: Reflexão Teórica ou Análise Metodológica. Cada opção tem seu conjunto de possibilidades.

A ideia é que o/a discentes escolha o tema ou ferramenta que mais tenha interessa, conhecimento, facilidade e produza seu trabalho final.

Opção 1: Reflexão Teórica

Cada discente deve escolher uma temática (das listadas abaixo) e produzir uma reflexão crítica que aborde os aspectos teóricos e/ou metodológicos da relação entre a disciplina Histórica e as tecnologias digitais.

Temáticas possíveis

  1. História e Tecnologia:

    • Material da aula sobre o tema aqui

    • Bibliografia:

      • VERASZTO, E. V.; SILVA, D. DA; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. PRISMA.COM, v. 0, n. 8, p. 19–46, 5 abr. 2009. link

      • SILVEIRA, P. T. DA. A arqueologia de um nome. In: História, técnica e novas mídias: reflexões sobre a história na era digital. Tese de doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2018. pp 28-62 link

  2. Passado, futuro e presente do digital na História: Fontes, método e análise

    • Material da aula sobre o tema aqui

    • Bibliografia:

      • FORTES, A.; ALVIM, L. G. M. Evidências, códigos e classificações: o ofício do historiador e o mundo digital. Esboços: histórias em contextos globais, v. 27, n. 45, p. 207–227, 19 jun. 2020. Link

      • COSTA, Marcella A. F. DA. Tecnologia, temporalidade e história digital: interpelações ao historiador e ao professor de história. Revista Mosaico - Revista de História, v. 8, n. 2, p. 155–163, 15 dez. 2015. link

  3. Algoritmos, dataficação da sociedade e o ofício de Historiadores/as: desigualdade, racismo e violências

Recomendações Gerais

  1. 💾️ O arquivo deve ser salvo em um dos seguintes foramtos: .doc, .docx ou .odt e enviado via tarefa no SIGAA. NÃO ENVIE A TAREFA EM FORMATO PDF

  2. Utilizem a bibliografia de obrigatória nas respostas.

  3. Os trabalhos devem ter entre 2 e 3 laudas, formatadas com letra tamanho 12, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman.

  4. Não exitem em tirar dúvidas por email ou via Discord (preferencialmente).

  5. Todos os trabalhos serão submetidos a programa de avaliação de plágio provido pela Unilab. Trabalhos que apresentem plágio serão zerados.

  6. Acesse a playlist completa de aulas, workshops e tutoriais aqui


Opção 2: Análise Metodológica

Cada discente deve escolher uma das ferramentas, aplicativos e recursos apresentadas no curso e elaborar um produto com ela e produzir um relatório sobre seu uso, impactos e limitações para a pesquisa ou ensino de História.

Ferramentas, aplicativos e recursos possíveis:

  1. Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional.

    • Resultado: Busca no repositório e relatório registrando os procedimentos utilizados e resultados encontrados

    • Material sobre o tema aqui

  2. Zotero

    • Resultado: Coleção com as referências bibliográficas do curso e relatório sobre sua utilização. Exportar a coleção criada e enviar junto com o relatório.

    • Material sobre o tema aqui

  3. gImageReader

    • Resultado: Realizar o reconhecimento ótico de caracteres de pelo menos um paper, artigo ou página de jornal e produzir relatório sobre seu uso.

    • Material sobre o tema aqui

  4. Voyant Tools

    • Resultado: Analisar algum corpus documental e gerar gráficos variados (pelo menos dois), produzir relatório sobre seu uso. Anexar link para acesso dos resultados.

    • Material sobre o tema aqui

  5. Markdown

    • Resultado: Produzir uma apresentação sobre a disciplina em formato markdown e colocar on-line através do Netlify. Anexar link.

    • Material sobre o tema aqui

  6. StoryMapJs

    • Resultado: Produzir um mapa interativo e relatório sobre seu uso. Anexar link para o mapa.

    • Material sobre o tema aqui

  7. Python para pesquisa em História

    • Resultado: Produzir um script em Python que execute funções simples relacionadas ao que foi apresentado no módulo 4b. Relatório explicando cada etapa do script, suas funções e resultados esperados.

    • Material sobre o tema aqui

Recomendações Gerais

  1. 💾️ O arquivo deve ser salvo em um dos seguintes foramtos: .doc, .docx ou .odt e enviado via tarefa no SIGAA. NÃO ENVIE A TAREFA EM FORMATO PDF

  2. Os produtos finais devem ser enviados por e-mail, quando não possuírem link de acesso online.

  3. Os relatórios devem ter entre 1 e 2 laudas, formatadas com letra tamanho 12, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman.

  4. Não exitem em tirar dúvidas por email ou via Discord (preferencialmente).

  5. Todos os trabalhos serão submetidos a programa de avaliação de plágio provido pela Unilab. Trabalhos que apresentem plágio serão zerados.

  6. Acesse a playlist completa de aulas, workshops e tutoriais aqui