Métodos, ferramentas e repositórios digitais em português: um framework para a pesquisa em periódicos digitalizados

Summary: O objetivo do projeto é analisar a operação historiográfica relacionada ao processo de selecionar, recolher e organizar fontes primárias por meio de ferramentas e dados digitais. Terá como foco repositórios e interfaces gráficas que permitem o acesso a periódicos da imprensa de língua portuguesa digitalizados, com destaque para a Hemeroteca Digital Brasileira e a coleção de periódicos da Biblioteca Nacional Digital de Portugal. Como resultado pretende-se produzir um framework (enquadramento dos processos de pesquisa) digital que englobe as etapas da pesquisa histórica para esse tipo de fonte. O framework reunirá uma biblioteca de referências bibliográficas; ferramentas para registro metodológico e organização dos dados coletados; documentação e tutoriais dos acervos e suas interfaces gráficas, das ferramentas para reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento automatizado de layout voltados para documentos históricos. Acesse o produto final da pesquisa aqui.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eric Brasil Nepomuceno - Coordenador / Daniel Alves - Integrante

Digital History: digital archives and tools for research and teaching

Descrição: O projeto ‘História Digital: acervos e ferramentas digitais para pesquisa e ensino’ pretende promover o debate sobre os impactos teórico-metodológicos para o ofício do historiador e do professor de história gerado pelo avanço irrefreável tanto dos acervos digitais de fontes primárias quanto das ferramentas digitais para pesquisa, escrita e ensino da disciplina. Buscamos elaborar acervos de repositórios de fontes digitais on-line disponíveis para pesquisa e refletir sobre suas implicações para História e seu ensino no Brasil, mais especificamente no curso de licenciatura em História na Unilab, campus dos Malês.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: uma bolsista Pibic.

Maintaining, creating and publishing digital history projects: the case of Programming Historian.

Summary: This project aims to analyze the Programming Historian guidelines, structure, and workflow, both on the website and in the organization’s GitHub repositories. As a result, will be produced reports about the current state of the technical architecture of the PH and its documentation, as well as a set of recommendations for the correction of errors and some improvements, mainly in portuguese version, and a original lesson in portuguese. The research is carried out within the scope of the Laboratory of Digital Humanities of the Institute of Contemporary History of Universidade Nova de Lisboa (IHC, NOVA/FCSH), under the supervision of Daniel Alves.

Post-Abolition: meanings, uses and academic publications (2004-2019)

Descrição: Esse projeto tem como objetivo caracterizar a produção acadêmica sobre o Pós-Abolição no Brasil entre 2004 e 2019. Buscamos analisar as principais temáticas, recortes cronológicos e espaciais, assim como as instituições de ensino e as revistas acadêmicas que têm produzido e publicado pesquisas sobre esse campo de estudos no Brasil desde a publicação do artigo ?O pós-abolição como problema histórico: Balanços e perspectivas? de Ana Rios e Hebe Mattos em 2004 até a Anpuh Nacional de 2019, onde o GT Emancipações e Pós-Abolição contou com o maior número de inscritos, somando os quatro simpósios temáticos vinculados a ele. Esses objetivos serão alcançados através da utilização de ferramentas digitais de pesquisa, análise e visualização de dados, produzindo reflexões historiográficos, mas também contribuindo na produção de ferramentas, scripts, dados e gráficos digitais de suporte teórico e metodológico para a pesquisa em História. Primeiramente, através de scripts escritos com a linguagem de programação R ou Python3 realizaremos a raspagem (web scraping) de duas bases de dados: 1) artigos acadêmicos de revistas de História disponibilizadas na plataforma Scielo; 2) Anais da Anpuh entre 2009 e 2019. Os dados coletados serão codificados e organizados com o Atlas.ti 8, um software de apoio à análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software ? CAQDAS). Após a codificação, todos os artigos e papers que utilizarem o termo Pós-Abolição serão analisados e um questionário qualitativo (com o app Sphinx) será preenchido, alimentando um banco de dados. Produziremos, por conseguinte, uma avaliação historiográfica da última década sobre os usos, sentidos e amplitude do termo Pós-Abolição nas produções acadêmicas, sua presença e impacto na associação nacional de História, além de gerarmos uma biblioteca de referências, um banco de dados e um conjunto de gráficos dinâmicos para visualização, destacando as relações políticas e sociais de seus uso.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: uma bolsista Pibic/Unilab.

Black Performances in São Francisco do Conde1s Carnival, BA, in Post-Abolition.

Descrição: Pretende-se analisar as experiências negras de mobilização social e combate ao racismo através de práticas, manifestações, instituições e associações culturais carnavalescas na cidade de São Francisco do Conde, Bahia no Pós-Abolição. Tal perspectiva busca investigar os sentidos, estratégias e dimensões de experiências afro-americanas, formadas a partir da vivência da diáspora, das múltiplas formas de racismo e racialização e da construção de identidades frente a esses contextos.

Nesse sentido, o projeto visa desenvolver e potencializar as habilidades de pesquisa de jovens estudantes da Unilab, Malês, promovendo reflexões sobre identidades, cidadania, memória, história do racismo e do antirracismo no Brasil e nas Afro-Américas. Assim como a coleta, tratamento e análise de fontes primárias, secundárias e bibliografia referente a tais debates.

Situação: Concluído (2019-2020); Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: dois bolsistas PIBIC.

Quais Américas? Um estudo das produções de História da América Latina e Caribe no Brasil utilizando softwares de apoio a análise de dados qualitativos (CAQDAS) – entre 1991 e 2018

Descrição: Esse projeto tem como objetivo principal caracterizar a produção acadêmica de História da América Latina e do Caribe no Brasil entre 1991 e 2018. Num primeiro momento, buscamos analisar as principais temáticas, recortes cronológicos e espaciais, assim como as instituições de ensino e as revistas acadêmicas que têm produzido e publicado pesquisas sobre essas regiões no Brasil desde a fundação do Mercosul em 1991. Em seguida, pretendemos analisar as pesquisas sobre afro-américas no interior desse conjunto mais amplo de dados. Esses objetivos serão alcançados através da utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software – CAQDAS), especialmente o R para webscraping de revistas de história da plataforma Scielo, e o Atlas.ti para a codificação e análise dos dados obtidos. Como resultado, buscamos construir um panorama detalhado das publicações sobre América Latina e Caribe, com espacial aprofundamento naquelas que versam sobre as múltiplas nuances das experiências de homens e mulheres negras nessas regiões, na forma de artigos científicos; um banco de dados público com as referências bibliográficas comentadas e codificadas para buscas por temas, região, período, entre outras entradas possíveis; e um mapa geral apresentando essas pesquisas localizadas no espaço.

Situação: Concluído (2018-2019); Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: um bolsista PIBIC.

Música, raça e colonialismo no Caribe: experiências negras em Trinidad e Tobago (cc. 1900-1920)

Descrição: Este projeto pretende investigar as experiências de sujeitos negros na colônia britânica de Trinidad e Tobago, no Caribe, entre as décadas de 1900 e 1910, através da análise de suas mobilizações públicas, performances e formação de associações carnavalescas em contato com diferentes esferas de poder. Essa estratégia nos permite caracterizar e compreender os sentidos e possibilidades de ação de homens e mulheres negras num contexto de dominação colonial numa sociedade pós-abolição. Pretende-se analisar suas relações – de conflito e aliança – com as forças coloniais e autoridades policiais, com a imprensa, grupos dominantes e com seus pares. Através da performance carnavalesca, com suas músicas, danças, fantasias e associações – que funcionavam ao longo de todo ano – poderemos compreender os termos em disputa em torno da cidadania, das tensões raciais, do colonialismo – e suas relações de trabalho, controle e violência – assim como da modernidade presentes na sociedade de Trinidad e Tobago entre o final do século XIX e o final da Primeira Guerra Mundial.

Como resultado, este projeto se propõe a disponibilizar para a comunidade acadêmica da Unilab uma bibliografia comentada acerca da cultura negra, música e performance e colonialismo no Caribe, assim como um banco de dados produzido a partir da documentação colonial e outro dos periódicos, contendo informações sobre a história social da cultura de Trinidad e Tobago, colaborando para o desenvolvimento de novas pesquisas na área de História da América – que visa ser consolidada no campus dos Malês a partir desse projeto.

Acesse o site do projeto!

Situação: Concluído (2017-2019); Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: um bolsista PIBIC.