Métodos, ferramentas e repositórios digitais em português: um framework para a pesquisa em periódicos digitalizados

Summary: O objetivo do projeto é analisar a operação historiográfica relacionada ao processo de selecionar, recolher e organizar fontes primárias por meio de ferramentas e dados digitais. Terá como foco repositórios e interfaces gráficas que permitem o acesso a periódicos da imprensa de língua portuguesa digitalizados, com destaque para a Hemeroteca Digital Brasileira e a coleção de periódicos da Biblioteca Nacional Digital de Portugal. Como resultado pretende-se produzir um framework (enquadramento dos processos de pesquisa) digital que englobe as etapas da pesquisa histórica para esse tipo de fonte. O framework reunirá uma biblioteca de referências bibliográficas; ferramentas para registro metodológico e organização dos dados coletados; documentação e tutoriais dos acervos e suas interfaces gráficas, das ferramentas para reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento automatizado de layout voltados para documentos históricos. Acesse o produto final da pesquisa aqui.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eric Brasil Nepomuceno - Coordenador / Daniel Alves - Integrante

Manutenção, criação e publicação de projetos de história digital: o caso do Programming Historian.

Descrição: Este projeto visa analisar as diretrizes, estrutura e fluxo de trabalho do Programming Historian, tanto no site quanto nos repositórios GitHub da organização. Como resultado, serão produzidos relatórios sobre o estado atual da arquitetura técnica do PH e sua documentação, bem como um conjunto de recomendações para correção de erros e algumas melhorias, principalmente na versão em português, e uma lição original. A investigação é desenvolvida no âmbito do Laboratório de Humanidades Digitais do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC, NOVA/FCSH), sob a orientação de Daniel Alves.

História Digital: acervos e ferramentas digitais para pesquisa e ensino

Descrição: O projeto ‘História Digital: acervos e ferramentas digitais para pesquisa e ensino’ pretende promover o debate sobre os impactos teórico-metodológicos para o ofício do historiador e do professor de história gerado pelo avanço irrefreável tanto dos acervos digitais de fontes primárias quanto das ferramentas digitais para pesquisa, escrita e ensino da disciplina. Buscamos elaborar acervos de repositórios de fontes digitais on-line disponíveis para pesquisa e refletir sobre suas implicações para História e seu ensino no Brasil, mais especificamente no curso de licenciatura em História na Unilab, campus dos Malês.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: uma bolsista Pibic.

Pós-Abolição: sentidos, usos e produção acadêmica (2004-2019)

Descrição: Esse projeto tem como objetivo caracterizar a produção acadêmica sobre o Pós-Abolição no Brasil entre 2004 e 2019. Buscamos analisar as principais temáticas, recortes cronológicos e espaciais, assim como as instituições de ensino e as revistas acadêmicas que têm produzido e publicado pesquisas sobre esse campo de estudos no Brasil desde a publicação do artigo ?O pós-abolição como problema histórico: Balanços e perspectivas? de Ana Rios e Hebe Mattos em 2004 até a Anpuh Nacional de 2019, onde o GT Emancipações e Pós-Abolição contou com o maior número de inscritos, somando os quatro simpósios temáticos vinculados a ele. Esses objetivos serão alcançados através da utilização de ferramentas digitais de pesquisa, análise e visualização de dados, produzindo reflexões historiográficos, mas também contribuindo na produção de ferramentas, scripts, dados e gráficos digitais de suporte teórico e metodológico para a pesquisa em História. Primeiramente, através de scripts escritos com a linguagem de programação R ou Python3 realizaremos a raspagem (web scraping) de duas bases de dados: 1) artigos acadêmicos de revistas de História disponibilizadas na plataforma Scielo; 2) Anais da Anpuh entre 2009 e 2019. Os dados coletados serão codificados e organizados com o Atlas.ti 8, um software de apoio à análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software ? CAQDAS). Após a codificação, todos os artigos e papers que utilizarem o termo Pós-Abolição serão analisados e um questionário qualitativo (com o app Sphinx) será preenchido, alimentando um banco de dados. Produziremos, por conseguinte, uma avaliação historiográfica da última década sobre os usos, sentidos e amplitude do termo Pós-Abolição nas produções acadêmicas, sua presença e impacto na associação nacional de História, além de gerarmos uma biblioteca de referências, um banco de dados e um conjunto de gráficos dinâmicos para visualização, destacando as relações políticas e sociais de seus uso.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: uma bolsista Pibic/Unilab.

Performances negras em carnavais de São Francisco do Conde, BA, no Pós-Abolição.

Descrição: Pretende-se analisar as experiências negras de mobilização social e combate ao racismo através de práticas, manifestações, instituições e associações culturais carnavalescas na cidade de São Francisco do Conde, Bahia no Pós-Abolição. Tal perspectiva busca investigar os sentidos, estratégias e dimensões de experiências afro-americanas, formadas a partir da vivência da diáspora, das múltiplas formas de racismo e racialização e da construção de identidades frente a esses contextos.

Nesse sentido, o projeto visa desenvolver e potencializar as habilidades de pesquisa de jovens estudantes da Unilab, Malês, promovendo reflexões sobre identidades, cidadania, memória, história do racismo e do antirracismo no Brasil e nas Afro-Américas. Assim como a coleta, tratamento e análise de fontes primárias, secundárias e bibliografia referente a tais debates.

Situação: Concluído (2019-2020); Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: dois bolsistas PIBIC.

Quais Américas? Um estudo das produções de História da América Latina e Caribe no Brasil utilizando softwares de apoio a análise de dados qualitativos (CAQDAS) – entre 1991 e 2018

Descrição: Esse projeto tem como objetivo principal caracterizar a produção acadêmica de História da América Latina e do Caribe no Brasil entre 1991 e 2018. Num primeiro momento, buscamos analisar as principais temáticas, recortes cronológicos e espaciais, assim como as instituições de ensino e as revistas acadêmicas que têm produzido e publicado pesquisas sobre essas regiões no Brasil desde a fundação do Mercosul em 1991. Em seguida, pretendemos analisar as pesquisas sobre afro-américas no interior desse conjunto mais amplo de dados. Esses objetivos serão alcançados através da utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software – CAQDAS), especialmente o R para webscraping de revistas de história da plataforma Scielo, e o Atlas.ti para a codificação e análise dos dados obtidos. Como resultado, buscamos construir um panorama detalhado das publicações sobre América Latina e Caribe, com espacial aprofundamento naquelas que versam sobre as múltiplas nuances das experiências de homens e mulheres negras nessas regiões, na forma de artigos científicos; um banco de dados público com as referências bibliográficas comentadas e codificadas para buscas por temas, região, período, entre outras entradas possíveis; e um mapa geral apresentando essas pesquisas localizadas no espaço.

Situação: Concluído (2018-2019); Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: um bolsista PIBIC.

Música, raça e colonialismo no Caribe: experiências negras em Trinidad e Tobago (cc. 1900-1920)

Descrição: Este projeto pretende investigar as experiências de sujeitos negros na colônia britânica de Trinidad e Tobago, no Caribe, entre as décadas de 1900 e 1910, através da análise de suas mobilizações públicas, performances e formação de associações carnavalescas em contato com diferentes esferas de poder. Essa estratégia nos permite caracterizar e compreender os sentidos e possibilidades de ação de homens e mulheres negras num contexto de dominação colonial numa sociedade pós-abolição. Pretende-se analisar suas relações – de conflito e aliança – com as forças coloniais e autoridades policiais, com a imprensa, grupos dominantes e com seus pares. Através da performance carnavalesca, com suas músicas, danças, fantasias e associações – que funcionavam ao longo de todo ano – poderemos compreender os termos em disputa em torno da cidadania, das tensões raciais, do colonialismo – e suas relações de trabalho, controle e violência – assim como da modernidade presentes na sociedade de Trinidad e Tobago entre o final do século XIX e o final da Primeira Guerra Mundial.

Como resultado, este projeto se propõe a disponibilizar para a comunidade acadêmica da Unilab uma bibliografia comentada acerca da cultura negra, música e performance e colonialismo no Caribe, assim como um banco de dados produzido a partir da documentação colonial e outro dos periódicos, contendo informações sobre a história social da cultura de Trinidad e Tobago, colaborando para o desenvolvimento de novas pesquisas na área de História da América – que visa ser consolidada no campus dos Malês a partir desse projeto.

Acesse o site do projeto!

Situação: Concluído (2017-2019); Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: um bolsista PIBIC.