Disinformation ecosystem and computational propaganda in the Telegram app

Descrição: Este projeto propõe estabelecer uma estrutura de mapeamento e análise multi-método de redes de extrema -direita no Telegram, onde recentemente observou-se um aumento no fluxo de usuários e na criação de grupos e canais. Visando monitorar possíveis atividades de propaganda computacional e operações coordenadas de influência ao longo dos próximos dois anos, o projeto combina análises computacionais baseadas na abordagem da linguística de corpus (LC) e técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) com uma abordagem qualitativa mista de análise de discurso e etnografia online. Além de buscar a existência de instrumentos de automação para potencializar a distribuição de conteúdo no Telegram, o presente projeto inclui uma etapa complementar de análise qualitativa dos padrões semiótico-discursivos dos conteúdos circulados.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonardo Fernandes Nascimento - Coordenador / Eric Brasil Nepomuceno - Integrante / Paulo F. C. Fonseca - Integrante / Leticia Maria Costa da Nóbrega Cesarino - Integrante / Vítor Mussa Tavares Gomes - Integrante / Rosana Moore - Integrante.

Financiamento: CNPq.

Webs craping and Digital Humanities: Sociology, History and Political Science

Descrição: O objetivo do projeto é criar ferramentas de coleta e análise de dados de redes sociais digitais, websites e repositórios de dados públicos através da articulação de: a) Linguagens de programação: R, Python, Java e PHP para webscraping e/ou data mining; b) Ferramentas de CAQDAS (computer assisted qualitative data analysis software) tais como ATLAS.ti e; c) Ferramentas de visualização de dados: Gephi, NodeXL, Netvizz.

Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento tecnológico. Instituição de execução: UFBA