Introdução à História Digital

IM-1256 - 2025.2

Plano de Ensino da disciplina Introdução à História Digital, ministrada no PPGIHD/UFRRJ em 2025.2.
Autor
Afiliação

Eric Brasil

UNILAB

Data de Publicação

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Código Disciplina CH Dia Horário Formato
IM-1256 Introdução à História Digital 60h 14h-18h Remoto

Link para sala virtual: convite foi enviado por e-mail.

Ementa

A disciplina tem como objetivo analisar o impacto das transformações tecnológicas atuais e da expansão acelerada do volume de fontes históricas disponíveis em meio digital sobre o processo de produção, ensino e difusão do conhecimento histórico. Envolve a análise de questões teórico-metodológicas clássicas relativas à pesquisa e ensino de histórica, bem como à memória coletiva e história pública, identificando os impactos atuais e potenciais da tecnologia digital. Analisará ferramentas digitais utilizadas por diversos pesquisadores e instituições para preservar, analisar e interpretar fontes históricas. Os discentes serão orientados a explorar novas soluções relativas à realização dos potenciais e enfrentamento dos desafios identificados.


Conteúdo Programático

Semana 1

Aula Data Tema
1 13/08/2025 Apresentação da disciplina: História Digital? Que?!

Bibliografia Básica

  • LUCCHESI, Anita; SILVEIRA, Pedro Telles da; NICODEMO, Thiago Lima. Nunca fomos tão úteis. Esboços: histórias em contextos globais, v. 27, n. 45, p. 161–169, 2020. link.

Material de apoio

Semana 2

Aula Data Tema
2 20/08/2025 História e tecnologia: do código Morse aos LLMs

Bibliografia Básica

  • JARDIM, José Maria. As novas tecnologias da informação e o futuro dos arquivos. Revista Estudos Históricos, v. 5, n. 10, p. 251–260, 30 jul. 1992. Link.
  • SILVEIRA, P. T. DA. “4. Das novas mídias aos objetos digitais.” In: História, técnica e novas mídias: reflexões sobre a história na era digital. Tese de doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Link.

Bibliografia Complementar

  • ALVES, D. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler História, n. 69, p. 91–103, 30 dez. 2016. Link.

Material de apoio

Semana 3

Aula Data Tema
3 27/08/2025 Oficina I: Atualizando a caixa de ferramentas (parte 1)

Material de apoio

Semana 4

Aula Data Tema
4 03/09/2025 Oficina I: Atualizando a caixa de ferramentas (parte 2)

Material de apoio

Semana 5

Aula Data Tema
5 10/09/2025 Fontes digitais, coleções e plataformas online

Bibliografia Básica

  • BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo F. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira e do uso de CAQDAS na reelaboração da pesquisa histórica. Revista Estudos Históricos, v. 33, n. 69, p. 196–219, 2020. Link.
  • JENSEN, Helle Strandgaard. Digital Archival Literacy for (all) Historians. Media History, v. 27, n. 2, p. 251–265, 2021. Link.

Bibliografia Complementar

  • BRASIL, Eric. Interfaces de hemerotecas digitais em português: análise crítica e desafios para o desenvolvimento de uma nova geração de acervos históricos. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, v. 32, n. 65, p. 325–346, 31 maio 2025. Link.
  • PUTNAM, Lara. The Transnational and the Text-Searchable: Digitized Sources and the Shadows They Cast. The American Historical Review, v. 121, n. 2, p. 377–402, abr. 2016. Link.
  • SOLBERG, Janine. Googling the Archive: Digital Tools and the Practice of History. Advances in the History of Rhetoric, v. 15, n. 1, p. 53–76, 1 jan. 2012. Link.

Material de apoio

Semana 6

Aula Data Tema
6 17/09/2025 Oficina II: coleta e organização de dados

Material de apoio

Semana 7

Aula Data Tema
7 01/10/2025 Codificação na geração, classificação e análise de informação histórica

Bibliografia Básica

  • BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Pp. 51-87
  • FORTES, Alexandre; ALVIM, Leandro Guimarães Marques. Evidências, códigos e classificações: o ofício do historiador e o mundo digital. Esboços: histórias em contextos globais, v. 27, n. 45, p. 207–227, 19 jun. 2020. LINK.

Bibliografia Complementar

  • ZILIO, Leonardo; FINATTO, Maria; VIEIRA, Renata. Named Entity Recognition Applied to Portuguese Texts from the XVIII Century. abr. 2022. LINK.
  • BŁOCH, Agata; VASQUES FILHO, Demival; BOJANOWSKI, Michał. Networks from archives: Reconstructing networks of official correspondence in the early modern Portuguese empire. Social Networks, 24 set. 2020. LINK.

Semana 8

Aula Data Tema
8 08/10/2025 Oficina III: OCR e leitura distante com NLP para a História

Repositórios e Ferramentas

Tutoriais

Semana 9

Aula Data Tema
9 15/10/2025 Exercícios práticos [Atividades assíncronas]

Semana 10

Aula Data Tema
10 22/10/2025 Repensando a pesquisa histórica na virada das IAs Generativas

Bibliografia Básica

  • BONALDO, Rodrigo Bragio. As palavras e os tokens: Projeção vetorial aplicada ao estudo da semântica dos tempos históricos. Revista de Teoria da História, v. 27, n. 1, p. 7–50, 4 ago. 2024. Link.

Bibliografia Complementar

  • SANCHES, Danielle. Inteligência artificial generativa e narrativas historiográficas: a importância das humanidades digitais para análise visual do golpe de 1964 no Brasil. Boletim do Tempo Presente, v. 13, n. 2, p. 30–53, 17 set. 2024. Link.
  • UNDERWOOD, Ted; NELSON, Laura K.; WILKENS, Matthew. Can Language Models Represent the Past without Anachronism? arXiv, , 28 abr. 2025. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2505.00030. Acesso em: 21 maio. 2025. Link.

Semana 11

Aula Data Tema
11 29/10/2025 Oficina IV: Inteligência Artificial - conceitos e usos

Bibliografia Complementar

  • TURING, A. M. I.—COMPUTING MACHINERY AND INTELLIGENCE. Mind, v. LIX, n. 236, p. 433–460, 1 out. 1950. Link

Material de apoio

  • LLM: A tecnologia por trás da IA textual - Youtube.

Semana 12

Aula Data Tema
12 05/11/2025 Por uma hermenêutica digital aumentada: RAG na pesquisa

Bibliografia Básica

  • LEE, Jeong Ha; ALI, Ghazanfar; HWANG, Jae-In. A Retrieval-Augmented Generation System for Accurate and Contextual Historical Analysis: AI-Agent for the Annals of the Joseon Dynasty. Computer Animation and Virtual Worlds, v. 36, n. 4, p. e70048, 2025.

Bibliografia Complementar

  • LEWIS, Patrick et al. Retrieval-Augmented Generation for Knowledge-Intensive NLP Tasks. arXiv, , 11 abr. 2021. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2005.11401.

Semana 13

Aula Data Tema
13 12/11/2025 Oficina V: Rodando LLMs localmente

Material de apoio

Semana 14

Aula Data Tema
14 19/11/2025 Ensino de história, história pública e divulgação num mundo de IAs

Bibliografia Básica

  • NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, v. 10, n. 1, 28 maio 2015.

Bibliografia Complementar

  • SILVA, André Luiz da. História e Inteligência Artificial: uma análise sobre as percepções de discentes sobre a automação da pesquisa e do ensino em História. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 83, 9 dez. 2024.

Semana 15

Aula Data Tema
15 26/11/2025 Oficina VI: a definir

Material de apoio - EM BREVE