Introdução à História Digital
IM-1256 - 2025.2
| Código | Disciplina | CH | Dia | Horário | Formato |
|---|---|---|---|---|---|
| IM-1256 | Introdução à História Digital | 60h | 4ª | 14h-18h | Remoto |
Link para sala virtual: convite foi enviado por e-mail.
Ementa
A disciplina tem como objetivo analisar o impacto das transformações tecnológicas atuais e da expansão acelerada do volume de fontes históricas disponíveis em meio digital sobre o processo de produção, ensino e difusão do conhecimento histórico. Envolve a análise de questões teórico-metodológicas clássicas relativas à pesquisa e ensino de histórica, bem como à memória coletiva e história pública, identificando os impactos atuais e potenciais da tecnologia digital. Analisará ferramentas digitais utilizadas por diversos pesquisadores e instituições para preservar, analisar e interpretar fontes históricas. Os discentes serão orientados a explorar novas soluções relativas à realização dos potenciais e enfrentamento dos desafios identificados.
Conteúdo Programático
Semana 1
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 1 | 13/08/2025 | Apresentação da disciplina: História Digital? Que?! |
Bibliografia Básica
- LUCCHESI, Anita; SILVEIRA, Pedro Telles da; NICODEMO, Thiago Lima. Nunca fomos tão úteis. Esboços: histórias em contextos globais, v. 27, n. 45, p. 161–169, 2020. link.
Material de apoio
Semana 2
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 2 | 20/08/2025 | História e tecnologia: do código Morse aos LLMs |
Bibliografia Básica
- JARDIM, José Maria. As novas tecnologias da informação e o futuro dos arquivos. Revista Estudos Históricos, v. 5, n. 10, p. 251–260, 30 jul. 1992. Link.
- SILVEIRA, P. T. DA. “4. Das novas mídias aos objetos digitais.” In: História, técnica e novas mídias: reflexões sobre a história na era digital. Tese de doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Link.
Bibliografia Complementar
- ALVES, D. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler História, n. 69, p. 91–103, 30 dez. 2016. Link.
Material de apoio
- Slides da aula 2
- História do Código Morse (YouTube)
Semana 3
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 3 | 27/08/2025 | Oficina I: Atualizando a caixa de ferramentas (parte 1) |
Material de apoio
- Links das ferramentas apresentadas na oficina:
- Vídeos de apoio:
- Zotero do Zero - Tutorial de instalação do Zotero no Windows 10
- Workshop de Zotero - Ferramentas Digitais e a pesquisa em Humanidades.
- Oficina: Organização, anotação e classificação de fontes primárias com Tropy | Anita Lucchesi
- Curso de Omeka | Danielle Sanches
- Uma introdução ao Markdown e suas possibilidades no ensino e divulgação científica | Eric Brasil
- Tutoriais:
- Ian Milligan e James Baker, “Introdução à Linha de Comando Bash”, traduzido por Eric Brasil, Programming Historian em português 4 (2024), https://doi.org/10.46430/phpt0049.
- Sarah Simpkin, “Introdução ao Markdown”, traduzido por João Gilberto Neves Saraiva, Programming Historian em português 1 (2021), https://doi.org/10.46430/phpt0008.
- Dennis Tenen e Grant Wythoff, “Autoria Sustentável em Texto Simples usando Pandoc e Markdown”, traduzido por Gabriela Kucuruza, Programming Historian em português 2 (2022), https://doi.org/10.46430/phpt0036.
- Miriam Posner, “Introdução ao Omeka.net”, traduzido por Gabriela Kucuruza, Programming Historian em português 1 (2021), https://doi.org/10.46430/phpt0011.
- Miriam Posner e Megan R. Brett, “Criar uma Exposição Omeka”, traduzido por Gabriela Kucuruza, Programming Historian em português 1 (2021), https://doi.org/10.46430/phpt0012.
Semana 4
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 4 | 03/09/2025 | Oficina I: Atualizando a caixa de ferramentas (parte 2) |
Material de apoio
- Links das ferramentas apresentadas na oficina:
- Tutoriais:
- Eric Brasil, “Git como ferramenta metodológica em projetos de História (parte 1)”, Programming Historian em português 3 (2023), https://doi.org/10.46430/phpt0045.
- Jim Clifford, Josh MacFadyen, e Daniel Macfarlane, “Instalando o QGIS e adicionando camadas”, traduzido por Luanna Kaori, Programming Historian em português 5 (2025), https://doi.org/10.46430/phpt0052.
- Justin Colson, “Geocodificando Dados Históricos com o QGIS”, traduzido por Luanna Kaori, Programming Historian em português 5 (2025), https://doi.org/10.46430/phpt0051.
- Jim Clifford, Josh MacFadyen, e Daniel Macfarlane, “Georreferenciamento com o QGIS 3.20”, traduzido por Ângela Pité, Programming Historian em português 3 (2023), https://doi.org/10.46430/phpt0039.
- Silvia Gutiérrez De la Torre, “Corpus Analysis with Voyant Tools,” translated by Eime Javier Cisneros Brito and Alberto Santiago Martínez, Programming Historian 14 (2025), https://doi.org/10.46430/phen0128.
- Heather Froehlich, “Corpus Analysis with Antconc,” Programming Historian 4 (2015), https://doi.org/10.46430/phen0043.
- Seth van Hooland, Ruben Verborgh, e Max De Wilde, “Limpar dados com o OpenRefine”, traduzido por Francisco Nabais, Programming Historian em português 3 (2023), https://doi.org/10.46430/phpt0038.
- Evan Peter Williamson, “Fetching and Parsing Data from the Web with OpenRefine,” Programming Historian 6 (2017), https://doi.org/10.46430/phen0065.
- Brandon Walsh, “Editing Audio with Audacity,” Programming Historian 5 (2016), https://doi.org/10.46430/phen0050.
- Dave Rodriguez, “Introduction to Audiovisual Transcoding, Editing, and Color Analysis with FFmpeg,” Programming Historian 7 (2018), https://doi.org/10.46430/phen0077.
Semana 5
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 5 | 10/09/2025 | Fontes digitais, coleções e plataformas online |
Bibliografia Básica
- BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo F. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira e do uso de CAQDAS na reelaboração da pesquisa histórica. Revista Estudos Históricos, v. 33, n. 69, p. 196–219, 2020. Link.
- JENSEN, Helle Strandgaard. Digital Archival Literacy for (all) Historians. Media History, v. 27, n. 2, p. 251–265, 2021. Link.
Bibliografia Complementar
- BRASIL, Eric. Interfaces de hemerotecas digitais em português: análise crítica e desafios para o desenvolvimento de uma nova geração de acervos históricos. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, v. 32, n. 65, p. 325–346, 31 maio 2025. Link.
- PUTNAM, Lara. The Transnational and the Text-Searchable: Digitized Sources and the Shadows They Cast. The American Historical Review, v. 121, n. 2, p. 377–402, abr. 2016. Link.
- SOLBERG, Janine. Googling the Archive: Digital Tools and the Practice of History. Advances in the History of Rhetoric, v. 15, n. 1, p. 53–76, 1 jan. 2012. Link.
Material de apoio
- Repositórios e plataformas online de fontes históricas e artigos
- Vídeos
Semana 6
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 6 | 17/09/2025 | Oficina II: coleta e organização de dados |
Material de apoio
- Ferramentas
- pyHDB - Biblioteca Python para coleta de dados da Hemeroteca Digital Brasileira
- Ferramentas Scielo v2 - Ferramentas para coleta e organização de dados da SciELO
- Instaloader - Ferramenta para coleta de dados do Instagram
- resumos-anpuh-cli - Ferramenta para coleta de resumos de anais da ANPUH
- Exemplos de relatórios de registro metodológico geral - Exemplos de relatórios de registro metodológico para coleta e organização de dados
- Tutoriais:
- James Baker, “Preservar os seus dados de investigação”, traduzido por Márcia T. Cavalcanti, Programming Historian em português 1 (2021), https://doi.org/10.46430/phpt0001.
- William J. Turkel e Adam Crymble, “Noções básicas de páginas web e HTML”, traduzido por Aracele Torres, Programming Historian em português 1 (2021), https://doi.org/10.46430/phpt0002.
- Ian Milligan, “Download Automático com Wget”, traduzido por Mariana Affonso Penna, Programming Historian em português 4 (2024), https://doi.org/10.46430/phpt0047..
- William J. Turkel e Adam Crymble, “Download de páginas Web com Python”, traduzido por Bruno Gasparotto Ponne, Programming Historian em português 1 (2021), https://doi.org/10.46430/phpt0010.
- Caleb McDaniel, “Data Mining the Internet Archive Collection,” Programming Historian 3 (2014), https://doi.org/10.46430/phen0035.
Semana 7
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 7 | 01/10/2025 | Codificação na geração, classificação e análise de informação histórica |
Bibliografia Básica
- BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Pp. 51-87
- FORTES, Alexandre; ALVIM, Leandro Guimarães Marques. Evidências, códigos e classificações: o ofício do historiador e o mundo digital. Esboços: histórias em contextos globais, v. 27, n. 45, p. 207–227, 19 jun. 2020. LINK.
Bibliografia Complementar
- ZILIO, Leonardo; FINATTO, Maria; VIEIRA, Renata. Named Entity Recognition Applied to Portuguese Texts from the XVIII Century. abr. 2022. LINK.
- BŁOCH, Agata; VASQUES FILHO, Demival; BOJANOWSKI, Michał. Networks from archives: Reconstructing networks of official correspondence in the early modern Portuguese empire. Social Networks, 24 set. 2020. LINK.
Semana 8
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 8 | 08/10/2025 | Oficina III: OCR e leitura distante com NLP para a História |
Repositórios e Ferramentas
Tutoriais
Semana 9
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 9 | 15/10/2025 | Exercícios práticos [Atividades assíncronas] |
Semana 10
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 10 | 22/10/2025 | Repensando a pesquisa histórica na virada das IAs Generativas |
Bibliografia Básica
- BONALDO, Rodrigo Bragio. As palavras e os tokens: Projeção vetorial aplicada ao estudo da semântica dos tempos históricos. Revista de Teoria da História, v. 27, n. 1, p. 7–50, 4 ago. 2024. Link.
Bibliografia Complementar
- SANCHES, Danielle. Inteligência artificial generativa e narrativas historiográficas: a importância das humanidades digitais para análise visual do golpe de 1964 no Brasil. Boletim do Tempo Presente, v. 13, n. 2, p. 30–53, 17 set. 2024. Link.
- UNDERWOOD, Ted; NELSON, Laura K.; WILKENS, Matthew. Can Language Models Represent the Past without Anachronism? arXiv, , 28 abr. 2025. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2505.00030. Acesso em: 21 maio. 2025. Link.
Semana 11
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 11 | 29/10/2025 | Oficina IV: Inteligência Artificial - conceitos e usos |
Bibliografia Complementar
- TURING, A. M. I.—COMPUTING MACHINERY AND INTELLIGENCE. Mind, v. LIX, n. 236, p. 433–460, 1 out. 1950. Link
Material de apoio
- LLM: A tecnologia por trás da IA textual - Youtube.
Semana 12
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 12 | 05/11/2025 | Por uma hermenêutica digital aumentada: RAG na pesquisa |
Bibliografia Básica
- LEE, Jeong Ha; ALI, Ghazanfar; HWANG, Jae-In. A Retrieval-Augmented Generation System for Accurate and Contextual Historical Analysis: AI-Agent for the Annals of the Joseon Dynasty. Computer Animation and Virtual Worlds, v. 36, n. 4, p. e70048, 2025.
Bibliografia Complementar
- LEWIS, Patrick et al. Retrieval-Augmented Generation for Knowledge-Intensive NLP Tasks. arXiv, , 11 abr. 2021. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2005.11401.
Semana 13
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 13 | 12/11/2025 | Oficina V: Rodando LLMs localmente |
Material de apoio
- Ollama: https://ollama.com/
- O que é o Ollama? - Youtube
Semana 14
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 14 | 19/11/2025 | Ensino de história, história pública e divulgação num mundo de IAs |
Bibliografia Básica
- NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, v. 10, n. 1, 28 maio 2015.
Bibliografia Complementar
- SILVA, André Luiz da. História e Inteligência Artificial: uma análise sobre as percepções de discentes sobre a automação da pesquisa e do ensino em História. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 83, 9 dez. 2024.
Semana 15
| Aula | Data | Tema |
|---|---|---|
| 15 | 26/11/2025 | Oficina VI: a definir |
Material de apoio - EM BREVE
