História da América: Colonização e Resistência

CCLHM0076 - 2025.2

Plano de Ensino da disciplina História da América: Colonização e Resistência, ministrada pelo Prof. Eric Brasil, no semestre 2025.2, no curso de Licenciatura em História da UNILAB.
Autor
Afiliação

Eric Brasil

Instituto de Humanidades e Letras - UNILAB

Data de Publicação

28 de julho de 2025

Código Disciplina CH Dia Horário Sala
CCLHM0076 História da América: Colonização e Resistência 60h 14h-18h ?

Ementa

Formações sociais e políticas nas Américas antes do século XV: representações, história e historiografia. Invasões, contatos e conquistas nos séculos XV e XVI: história e historiografia. Formação das sociedades coloniais nas Américas: desigualdades e diferenças. Trabalho e tributo colonial: impactos na ordem social das sociedades autóctones. Embates e formas de negociação e resistência: historiografia. Escravidão e resistências nas sociedades coloniais sob domínio britânico, francês e espanhol. Tráfico atlântico e formação das Afro-Américas. O ensino de história e historiografia da América na escola básica.

Clique aqui para acessar a versão em pdf

Conteúdo Programático

Módulo I - Sociedades Autóctones das Américas

AULA 1 (31/07/2025)

Tema: Quais Américas? Apresentação e reflexões sobre a disciplina

Objetivos

  • Apresentar o curso e estabelecer os combinados com a turma
  • Discutir práticas de ensino relacionadas à história da América
  • Debater conceitos referentes à disciplina: índio/indígena; América Latina

Leituras

  • SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Índio. in: Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009. Link para download.
  • KRENAK, A. Paisagens, territórios e pressão colonial. Espaço Ameríndio, v. 9, n. 3, p. 327–327, 30 dez. 2015. DOI: 10.22456/1982-6524.61133. Link para download.

AULA 2 (07/08/2025)

Tema: Como a Inteligência Artificial Generativa “vê” nossa disciplina

Objetivos

  • Refletir sobre o uso de Inteligência Artificial Generativa no ensino de História
  • Analisar as limitações e potencialidades da IA Generativa na construção do conhecimento histórico

Materiais de Apoio

  • [EM BREVE]

AULA 3 (14/08/2025)

Tema: Sociedades autóctones americanas antes do século XVI

Objetivos

  • Caracterizar a ocupação e a história do Caribe antes do século XV
  • Analisar a formação socio-histórica da sociedade mexica
  • Entender o debate historiográfico acerca da sociedade mexica

Leituras

  • NARDI, Tawnne T. de A. “Mesoamérica, Mexicas e Tlapanecas.” In: O império mexica e a província de Tlapa. Relações políticas e tributárias nos códices mesoamericanos (1461-1521). São Paulo: Universidade de São Paulo, 30 set. 2019. pp. 25-54.
  • MURRA, John. “As sociedades andinas anteriores a 1532”. In: História da América Latina: América Latina Colonial. BETHEL, Leslie (org.). São Paulo: Edusp, 2004, pp. 63-100.

AULA 4 (21/08/2025)

Tema: III Semana de História do IHL-Malês

Participação da turma na III Semana de História do Instituto de Humanidades e Letras - UNILAB

Módulo II - Conquistas, Colonização e Resistências

AULA 5 (28/08/2025)

Tema: Expansão europeia nos séculos XV e XVI e a chegada na América

Objetivos

  • Analisar os processos de expansão marítima europeia nos séc. XV e XVI
  • Caracterizar a presença portuguesa na costa africana e as ambições espanholas

Leituras

  • BOXER, Charles R. O império marítimo português, 1415-1825. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

AULA 6 (04/09/2025)

Tema: As várias visões da conquista

Objetivos

  • Caracterizar as principais correntes historiográficas acerca da conquista europeia sobre as sociedades mexicas e incas (XVI).
  • Analisar historicamente as relações entre invasores europeus e as variadas sociedades americanas na primeira metade do século XVI.

Leituras

  • SANTOS, Eduardo Natalino dos. As conquistas de México-Tenochtitlan e da Nova Espanha. História Unisinos. Vol. 18 Nº 2 - 2014.
  • Relatos Astecas da Conquista. Trechos selecionados.

AULA 7 (11/09/2025)

Tema: Formação da sociedade colonial espanhola (XVI-XVIII)

Objetivos

  • Compreender o processo de constituição da sociedade colonial espanhola nas Américas entre os séculos XVI e XVIII

Leituras

  • RAMINELLI, Ronald. “A monarquia católica e os poderes locais do Novo Mundo.” Simpósio Nacional de História, XXVI, São Paulo (2011): 1-26.
  • STOLKE, V. O enigma das interseções: classe, “raça”, sexo, sexualidade: a formação dos impérios transatlânticos do século XVI ao XIX. Revista Estudos Feministas, v. 14, n. 1, p. 15–42, jan. 2006.

AULA 8 (18/09/2025)

Tema: Resistências, negociações e agência indígenas nos séculos XVI e XVII

Objetivos

  • Caracterizar os variados aspectos das estratégias de resistência e agência histórica das sociedades americanas frente à dominação colonial nos séculos XVI e XVII.

Leituras

  • BRUIT, Héctor. O visível e o invisível na Conquista hispânica da América. In: VAINFAS, Ronaldo (org.) América em tempo de conquista. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1992, pp. 77-87.
  • MARTINS, F. P. Repressão e resistência nos Andes coloniais: o movimento Taki Onqoy. Métis: história & cultura, v. 16, n. 31, 11 set. 2017.

AULA 9 (25/09/2025)

Tema: Trabalho e tributo colonial: impactos na ordem social das sociedades autóctones

Objetivos

  • Analisar as formas de trabalho e tributo nas sociedades coloniais espanholas
  • Compreender os impactos do trabalho e tributo na ordem social das sociedades autóctones

Leituras

  • ZAGALSKY, Paula Cecilia. O trabalho mineiro de Potosí nos mundos do trabalho indígena na América colonial hispânica, séculos XVI-XVII; Paco Editorial; 2022; 59-84

AULA 10 (02/10/2025)

Tema: Prova escrita presencial

Temas

  • As várias visões da Conquista
  • Resistências, negociação, agência: história e historiografia (XVI-XVII)
  • Formação da sociedade colonial espanhola (XVI-XVIII)

Módulo III - Escravidão Africana nas Américas

AULA 11 (09/10/2025)

Tema: Tráfico transatlântico de africanos escravizados

Objetivos

  • Analisar a historiografia do tráfico atlântico

Leituras

  • FERREIRA, Roquinaldo; SEIJAS, Tatiana. O tráfico de escravos para a América: um balanço historiográfico. In: ANDREWS, George Reid; DE LA FUENTE, Alejandro (Orgs.). Estudos afro-latino-americanos : uma introdução. Buenos Aires: CLACSO, 2018, p. 47–74. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20181206024023/EstudiosAfro_PT.pdf. Acesso em: 16 abr. 2019.
  • WILLIAMS, Eric. Origens da escravidão negra. In: Capitalismo e escravidão. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

AULA 12 (16/10/2025)

Tema: A escravidão nas regiões Andina, Platina e Mexicana

Modalidade: Aula Remota

Objetivos

  • Compreender as variadas formas de escravidão e as estratégias de resistência de escravizados no México, Peru e Rio da Prata.

Leituras

  • CHAVEZ-HITA, Adriana Naveda. Presencia africana en Nueva España, un repasso historiográfico. In: GUTIÉRREZ, Duró (Org.). Poblaciones y Culturas de origen africano en México. México: Instituto Nacional de Antropologia e Historia, 2005.
  • KLEIN, Herbert S. Los esclavos africanos. In: Historia General de La America Latina: Consolidación del Ordem Colonial. Paris: UNESCO; Editorial Trotta, 2007, v. 3.
  • ROSAL, Miguel Ángel. La esclavitud en Buenos Aires y sus fuentes. 5º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, Porto Alegre, 2011.

AULA 13 (23/10/2025)

Tema: O Caribe, as colônias na América do Norte e o sistema de plantation

Objetivos

  • Analisar a formação dos sistemas escravistas nas colônias inglesas e francesas

Leituras

  • KLEIN, Herbert & VISION III, Ben. O açúcar e a escravidão no Caribe nos séculos XVII e XVIII. In: A Escravidao Africana na America Latina e Caribe. Brasilia: Editora Universidade de Brasilia, 2015

AULA 14 (30/10/2025)

Tema: Lutas contra o cativeiro, lutas pela liberdade - parte 1

Objetivos

  • Caracterizar estratégias de luta contra a escravidão nas Américas
  • Refletir sobre agência de escravizados

Leituras

  • ARANA, Palor Vargas. Balanço historiográfico sobre as insurgências de africanos(as) e afrodescendentes contra a escravidão em América. Anais eletrônicos da XII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado (2017) PPGHIS-UFRJ, v. 3, p. 657-678, 2017.

AULA 15 (06/11/2025)

Tema: Lutas contra o cativeiro, lutas pela liberdade - parte 2

Objetivos

  • Analisar rebeliões escravas no Caribe, América do Norte e América Latina
  • Compreender o papel das revoltas escravas na formação das sociedades afro-americanas

Leituras

  • EM BREVE.

AULA 16 (13/11/2025)

Tema: Aula de encerramento e balanço final da disciplina